O vinho tem se tornado cada vez mais popular entre os brasileiros, e você, caro leitor, já deve ter pensado quanto de imposto está pagando ao comprar uma garrafa de vinho. Afinal, o Brasil é um dos países com maior carga tributária no mundo.

Continuando com o vinho.

Em 1751 o Príncipe Eleitor Karl Theodor ordenou a construção de um grande barril. Os construtores puseram-se a trabalhar e depois de cortarem e moldarem 130 carvalhos, apresentaram ao Príncipe um barril de 7 metros de altura por 8.5 de largura, com capacidade para armazenar, nada mais, nada menos, do que 220.000 litros de vinho. É tão grande que até possui uma pista de dança de 20 m² na sua parte superior.

A esta altura o leitor deve estar se perguntando o que teria levado o Príncipe Theodor a mandar construir um barril tão gigantesco. É que o imposto devido pelos produtores de vinho era pago mediante a entrega de uma parcela da produção e como naquela época – não diferente do que acontece hoje – a carga tributária era bastante elevada, daí a necessidade de um enorme barril.

Os contribuintes chegavam e despejavam o vinho no grande barril, tudo sob os olhos atentos fiscalizadores de Perkeo.

Não bastasse o seu imenso tamanho, o barril é cercado de lendas. Perkeo, o anão que cuidava do barril, era muito conhecido pela sua capacidade de beber grandes quantidades de vinho apesar da pequena estatura. E dizem que morreu quando, distraidamente, bebeu um copo de água. Outra lenda, é que os produtores pagavam o imposto com o pior vinho que tinham (seria mesmo uma lenda?).

A Braga & Garbelotti, com mais este cartão de natal, demonstra total dedicação à sua principal área de atuação, a tributária.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Set your Twitter account name in your settings to use the TwitterBar Section.