Na última terça-feira o STF, em votação unânime, manteve a decisão monocrática anteriormente proferida no caso e, reafirmando o entendimento já dado pela 1ª Turma daquela Corte, reconheceu a inconstitucionalidade da taxa SISCOMEX, fato que pode representar considerável economia tributária para importadores.

Em complemento, na mesma data, a matéria voltou a ser analisada pelo STJ sob o viés do excesso de elevação da taxa, sem, contudo, analisar o mérito do tema, haja vista o pedido de vista realizado pelo o ministro Og Fernandes.

Sendo assim, diante do cenário jurisprudencial favorável no STF, é aconselhável que as empresas avaliem o impacto de tal aumento em suas operações e, em caso positivo, ingressem com competente medida judicial para viabilizar a recuperação de valores recolhidos indevidamente.

Thiago Garbelotti
Mônica Russo


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>