Fabio Vasques Gonçalves Dias
Sênior da Divisão de Consultoria

A Lei n.º 13.465/2017 trouxe importantes modificações a respeito dos imóveis divididos em lotes, prevendo, em especial, as figuras jurídicas do “condomínio de lotes” e do “loteamento de acesso controlado”.

Por “condomínio de lotes”, de acordo com a Lei n.º 13.465/2017, entende-se o terreno que é formado parte por “lotes”, que se destina a propriedade exclusiva dos condôminos, e outra parte, que se destina a propriedade comum dos condôminos.

Já por “loteamento de acesso controlado”, nos termos da referida lei, entende-se o loteamento cujo controle de acesso será regulamentado por ato do poder público Municipal, sendo vedado o impedimento de acesso a pedestres ou a condutores de veículos, não residentes, devidamente identificados ou cadastrados.

Com isso, passam a existir duas novas modalidades, além do loteamento tradicional: o loteamento condominial; e o loteamento de acesso controlado, cada qual com seus respectivos efeitos jurídicos.

É possível agora, por exemplo, que no condomínio de lotes seja estabelecido o pagamento de cota condominial, algo que até há pouco tempo era vedado pelo poder judiciário.

Com a entrada em vigor da nova lei, pode se ventilar, ainda, a criação da convenção de condomínio, com a imposição de direitos e obrigações aos condôminos, algo que também era passível de discussão judicial até então.

Dessa forma, é recomendável a obtenção de orientação jurídica adequada sobre a criação da regulamentação do “condomínio de lotes” e do “loteamento de acesso controlado” e, ainda, no que diz respeito à legalização dos condomínios pendentes de regularização e à aplicação das novas regras em face das discussões judiciais já existentes sobre o tema.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>