O contribuinte já pode começar a preparar a declaração do Imposto de Renda de 2017. É que a Receita Federal já disponibilizou nesta segunda-feira (2) o rascunho do IR do próximo ano.

Trata-se de um aplicativo que permite o preenchimento prévio de algumas informações que comporão a declaração do IR do exercício 2017, referentes aos rendimentos de 2016. Entre as principais informações que poderão ser incluídas no rascunho estão os pagamentos de despesas médicas.

O aplicativo pode ser utilizado em computadores e/ou dispositivos móveis (tablets e smartphones) com sistemas operacionais Android e iOS (Apple), proporcionando maior comodidade e mobilidade para o usuário.

Podem ser registradas informações sobre fatos ocorridos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2016. Se desejar, o contribuinte poderá importar os dados da declaração entregue neste ano para iniciar o rascunho.

As informações prestadas no rascunho poderão ser utilizadas para facilitar o preenchimento da declaração do IR de 2017, que será entregue entre 2 de março e 28 de abril do próximo ano.

O controle de acesso aos dados do rascunho do IR será feito por meio de uma palavra-chave (senha com no mínimo oito caracteres) criada pelo próprio usuário, que será solicitada para recuperação das informações.

Segundo a Receita, a palavra-chave é de uso estritamente pessoal e não deve ser transferida. A guarda, o sigilo, a utilização e a alteração da palavra-chave são de exclusiva responsabilidade do usuário.

Em caso de perda ou esquecimento, as informações inseridas no rascunho poderão ser recuperadas através da criação de uma nova palavra-chave, após a validação da resposta a uma pergunta previamente cadastrada. Se for o caso, poderá ser criado um novo rascunho.

A Receita informou na sexta-feira que a partir da declaração de 2017 não será mais necessário baixar o programa Receitanet, usado apenas para transmitir a declaração. A transmissão será feita pelo mesmo programa usado para informar os dados do IR.

Outra novidade para 2017 é que eventuais mudanças de versão do programa de preenchimento serão instaladas automaticamente. Assim, o contribuinte não precisará baixar novas atualizações do programa.

 


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>