O programa para preenchimento da declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) deste ano já está disponível no site da Receita. A entrega começou nesta segunda-feira (17/8) e vai até as 23h59min59s do dia 30 de setembro.

O programa poderá ser usado em computador que possua máquina virtual Java (JVM), versão 1.6.0 ou superior. A entrega é feita pelo programa Receitanet (ambos os programas estão no site www.fazenda.gov.br).

O fato gerador do ITR é a propriedade, o domínio útil ou a posse (inclusive por usufruto) de imóvel localizado fora da zona urbana do município, em 1º de janeiro de cada ano.

Estão obrigadas a declarar o ITR todas as pessoas físicas ou empresas que, em relação ao imóvel a ser declarado (exceto o imune ou isento) seja, na data da apresentação, proprietária, titular do domínio útil ou  possuidora a qualquer título, inclusive a usufrutuária.

Até 30 de setembro as declarações deverão ser transmitidas através do programa Receitanet, exclusivamente pela internet. A partir de 1º de outubro, além da internet a entrega poderá ser feita por mídia removível (CD ou pen-drive) nas unidades da Receita.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>