A Receita Federal lançou nesta terça-feira (21/7), o aplicativo para preenchimento do rascunho da declaração do Imposto de Renda das pessoas físicas de 2016.

Com o aplicativo já é possível começar agora o registro das informações para a declaração IR do próximo ano.

Segundo a Receita, o rascunho da declaração deste ano traz várias novidades, tais como:

a) Importação da declaração do IR de 2015 para iniciar ou complementar o rascunho;

b) Informação sobre doações;

c) Inclusão do CPF do responsável pelo pagamento;

d) Inclusão de rendimentos isentos de lucro na alienação de bens;

e) Inclusão de função para alteração da palavra-chave.

O objetivo do rascunho é facilitar o preenchimento da declaração do IR do próximo ano. O uso do rascunho é facultativo. Assim, deve usá-lo, se desejar, o contribuinte que já dispõe de informações que irão compor a declaração de 2016.

A Receita ressalta que as informações salvas no rascunho não constituem uma declaração do IR. O aplicativo ficará disponível até o dia 28 de fevereiro de 2016 e poderá ser importado pelos programas de preenchimento da declaração do IR do próximo ano.

O contribuinte pode acessar o aplicativo do rascunho da declaração do IR de 2016 diretamente na página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou por dispositivos móveis (tablets ou celulares).

A entrega do IR no próximo ano começará às 8h (horário de Brasília) do dia 1º de março (uma terça-feira) e terminará às 23h59min59s do dia 29 de abril (uma sexta-feira).


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>