Donos de veículos poderão consultar IPVA/SP de 2015 nos bancos a partir de segunda-feira

Os donos de veículos usados registrados no Estado de São Paulo poderão consultar o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2015 em toda a rede bancária autorizada a partir da próxima segunda-feira (22/12).

A consulta deve ser realizada nos terminais de autoatendimento, pela internet ou diretamente nas agências, bastando o número do Renavam do veículo (esse número está no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, o documento de porte obrigatório).

Segundo a assessoria de imprensa da Fazenda, o contribuinte que desejar também já poderá realizar o pagamento do imposto com antecedência. Todos os bancos credenciados estão habilitados ao recebimento.

Quem pagar em cota única, em janeiro, terá desconto de 3% (esse pagamento é vantajoso, porque não há aplicação financeira que renda esse percentual em apenas um mês).

Em fevereiro, o pagamento também poderá ser feito de uma só vez, mas sem o desconto. Em parcelas, o pagamento poderá ser feito entre janeiro e março.

A Secretaria da Fazenda inicia neste final de semana o envio de cerca de 16,5 milhões de avisos de vencimento do IPVA do próximo ano. O aviso é apenas um lembrete (não é boleto nem guia de pagamento) e traz informações sobre o valor do imposto.

Os contribuintes que não receberem o aviso devem acessar o site da Fazenda (www.fazenda.sp.gov.br) a partir de janeiro de 2015 para obter informações sobre o IPVA. Mesmo sem o recebimento do aviso, o imposto é devido e deve ser pago no vencimento, conforme o calendário do imposto.

Somente a partir de 2015 será possível antecipar o licenciamento anual dos veículos. Para tanto, deverão ser quitados integralmente todos os débitos sobre o veículo, incluindo o IPVA, a taxa de licenciamento, o valor do seguro obrigatório (o DPVAT) e, se for o caso, multas de trânsito.


Tagged with:
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>