Conforme noticiado ontem (22/05/2014), pelo Jornal Valor Econômico, o Ministro do Trabalho Manoel Dias ressaltou que as empresas tributadas pelo lucro real terão mais tempo para transmitir suas informações pelo sistema do eSocial.

Em 21 de maio de 2014, o Ministro ressaltou que um manual será publicado nos próximos meses (provavelmente a versão 1.2. do manual existente) para esclarecer os delicados procedimentos para a disponibilização das informações previstas neste sistema. Após a publicação do manual, ainda segundo o Ministro, as empresas terão mais 6 (seis) meses para, na condição de testes, aderir ao sistema. Seguindo este cronograma, provavelmente a obrigatoriedade passará a valer após janeiro de 2015, como se previa anteriormente.

Como temos alertado, o eSocial será um sistema virtual de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, que padronizará transmissão, validação, armazenamento e distribuição destas informações, gerando mais um importante mecanismo de controle das práticas tributárias pelo Fisco.

Thiago Pedroso de Andrade


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>