Priscilla Gonçalves Moreira Turra

Sênior da Divisão de Consultoria Societária

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu, em recente decisão, ser possível penhorar imóvel dado em garantia hipotecária de dívida de empresa da qual sejam únicos sócios marido e mulher, ainda que estes residam no imóvel e que, portanto, este possa ser considerado “bem de família”, nos termos da legislação vigente.

No caso em comento, inadimplido o débito contraído pela sociedade perante a credora e proposta a ação judicial, alegou o casal a impenhorabilidade do bem, posto que este seria o único de sua propriedade. O juízo de primeiro grau julgou o pedido do casal improcedente.

A sentença de origem foi reformada pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) que entendeu ser impenhorável o imóvel, uma vez que não se pode presumir que toda a família se beneficiou com a dívida contraída pela empresa.

Inconformada com a decisão proferida pelo TJRS, a credora ingressou com recurso perante o STJ alegando que teria o casal oferecido o imóvel de livre e espontânea vontade, para garantir dívida contraída por sua própria empresa, sendo, portanto, os beneficiários da operação.

A credora obteve decisão unânime favorável no STJ, pois segundo a ministra relatora do recurso, a impenhorabilidade do bem de família apenas é oponível quando restar comprovado que a dívida contraída não foi aproveitada pela entidade familiar como um todo, cujo ônus de comprovar tal situação seria, neste caso, do casal de sócios da empresa recorrente, o que não foi possível, posto que estes seriam os únicos proprietários e residentes do imóvel.

Assim, principalmente nos casos de empresas constituídas por familiares, é sempre importante que se resguardem nas transações comerciais com terceiros, em especial aquelas que impliquem na concessão de garantias decorrentes de contratos, para evitar que seu patrimônio pessoal seja afetado.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>