Tradicionalmente a B&M envia a seus clientes e amigos, em todo final de ano, Cartão de Natal apresentando um fato real e histórico, relacionado à sua principal área de atuação, a tributária.  Mas neste ano será diferente.  Em razão do notável crescimento da área societária, comandada pelo sócio Cesar Moreno, a B&M resolveu produzir um Cartão de Natal abordando igualmente um fato real e histórico, porém, de cunho societário. E assim, em 2013, os clientes e amigos serão brindados com uma breve história do Banco Medice, da bela Florença.  Vejam!

“Proeminente família da Florença dos séculos XIV e XV, os Medici  são muito conhecidos por terem formado e mantido um império que controlou boa parte dos recursos financeiros do mundo ocidental de sua época: o Banco Medici.

Além do desenvolvimento da atividade financeira propriamente dita, e da valiosa contribuição à arte, por meio do patrocínio de grandes artistas de seu tempo, como Michelangelo Buonarroti, o Banco Medici deixou também outro importante legado: sua estrutura societária.

Ao contrário de seus antecessores, os igualmente multinacionais Bancos Peruzzi e Bardi, o Banco Medici não criou filiais em outros países, mas verdadeiras sociedades subsidiárias. Tal formação societária servia para impedir que eventuais perdas sofridas por uma subsidiária contagiassem as demais e a casa matriz.

Avançada para a época, sua estrutura societária assemelhava-se à das atuais holding companies, na medida em que era o Banco Medici, e não as pessoas físicas, quem figurava como sócio das subsidiárias.

Outra invenção reside na diferenciação entre os sócios em função de sua participação societária, criando, assim, os maggiori (a Família Medici) que controlavam a sociedade e os governatori (sócios administradores, detentores de menor participação).

Até hoje, passados mais de 500 anos, estas criações permanecem presentes nas estruturas societárias. “


A
B&M, com este Cartão de Natal, demonstra sua total integração com o Direito Societário.

Em breve os cartões seguirão, mas desde já os sócios e demais integrantes da B&M desejam a todos os clientes e amigos um Feliz Natal e um novo ano de muita prosperidade.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>