Tradicionalmente a B&M envia a seus clientes e amigos, em todo final de ano, Cartão de Natal apresentando um fato real e histórico relacionado à sua principal área de atuação, a tributária.  E neste ano não será diferente. O cartão de 2012 vai apresentar a GUERRA DOS FARRAPOS, que pretendeu, no século XIX, libertar o Rio Grande o Sul do jugo da Coroa Brasileira.  Vejam!

“A Guerra dos Farrapos, iniciada lá pelos idos de 1835, tinha por objetivo proclamar a independência da então Província do Rio Grande do Sul.  O motivo? A elevação da carga tributária pelo Governo Imperial.

Vejam só.

Os gaúchos já não andavam satisfeitos quando D. Pedro II surpreendeu-os ao triplicar o Imposto sobre o Charque, produto largamente vendido para os demais Estados brasileiros.

Isso já não bastasse, no vizinho Uruguai o imposto era menor.  Consequência?  O restante do Brasil passou a comprar charque diretamente do Uruguai, prejudicando os produtores do Rio Grande do Sul.

Aos comerciantes gaúchos não restou outra alternativa a não ser vender o charque via Uruguai, onde a tributação era menor.  Essa situação deu origem a uma espécie de guerra fiscal entre os dois países, deixando os outros comerciantes no meio de um fogo cruzado:  ou vendiam lá do Uruguai ou faliam no Brasil Império.

Diante desses acontecimentos, os poderosos e indignados comerciantes de charque reuniram-se e chegaram a uma única conclusão: a guerra deveria acontecer, para libertar o Rio Grande do Sul do jugo da Coroa Brasileira.

A Guerra dos Farrapos aconteceu e durou cerca de 10 anos.  Mas, desafortunadamente, quase 200 anos depois ainda continuamos sujeitos a frequentes aumentos da carga tributária e às danosas consequências da guerra fiscal”.

A B&M, com mais este Cartão de Natal, demonstra total integração à sua principal área de atuação, a tributária.

Agradecemos, em especial, ao Museu Júlio de Castilhos (MJC), instituição da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, que gentilmente autorizou a reprodução da obra de Guilherme Litran, intitulada Carga de Cavalaria, que ilustrará a capa do cartão de natal deste ano.

Em breve os cartões seguirão, mas, desde já, os sócios e demais integrantes da B&M desejam a todos, clientes e amigos, um Feliz Natal e um Ano Novo de muito sucesso!

Clique aqui para ver Cartão de Natal 2012!


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Set your Twitter account name in your settings to use the TwitterBar Section.