Data de publicação: 04/11/2011 (extraído do site www.decisoes.com.br)

04/11/2011 – ITBI deve ser calculado sobre o valor atingido com o leilão (Notícias TJ/RS)

No caso de bem adquirido em leilão (hasta pública), o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) deve ser calculado sobre o preço pago pelo arrematante e não sobre o valor de mercado. O entendimento é da 21ª Câmara Cível, que confirmou Mandado de Segurança contra o Município de Canoas.

No recurso ao TJ, o Município alegou estar seguindo a lei municipal. Salientou que a arrematação em hasta pública nunca vai atingir o valor de mercado e que o autor pretende pagar um imposto menor, usando a alienação judicial como instrumento.

O relator, Desembargador Francisco José Moesch, citou inicialmente o Código Tributário Nacional, que, em seu artigo 38, determina o valor venal dos bens como base de cálculo do imposto. Ponderou que, apesar de a lei do Município fixar como base de cálculo o valor avaliado pela Fazenda municipal, a jurisprudência tem entendido que é o valor atingido com o leilão que deve ser usado como base para o imposto. Citou decisões do TJRS e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Salientou ainda que a adoção da base de cálculo de valor diverso ao da hasta pública apenas se mostraria viável na hipótese de a alienação ter sido realizada por preço vil, o que não ocorreu no caso. A avaliação do imóvel ficou em R$ 770 mil e o bem foi arrematado por R$ 423,5 mil.

A decisão é do dia 26/10. Acompanharam o voto do relator os Desembargadores Arminio José Abreu Lima da Rosa e Marco Aurélio Heinz.

Apelação nº 70045246584

Dr. GERALDO ALCKMIN

MD – Governador do Estado de São Paulo

São Paulo/SP

(Elaborado por Lucas Monteiro)


Tagged with:
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Set your Twitter account name in your settings to use the TwitterBar Section.